UFG é sua casa

Por Denise Barboza Ribeiro de Castro Em 08/12/17 11:00 Atualizada em 08/12/17 11:04

Diante do crescimento da violência nos centros urbanos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) tem adotado medidas para minimizar problemas de segurança enfrentados pela comunidade universitária. Uma dessas ações é a criação da campanha institucional “A UFG é sua casa” que visa envolver a comunidade para garantir que o tráfico e a violência não tenham espaço na universidade. A campanha abre caminhos para outras ações de envolvimento da comunidade universitária no sentido de pensar juntos formas de garantir locais cada vez mais seguros nos câmpus.

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Drogas e Outras Dependências (Neped/UFG) que abraça a campanha produzida em conjunto com a Assessoria de Comunicação reforça que, para que tenhamos um espaço livre da violência é preciso fazer da UFG nossa casa, levantar o debate e conversar sobre a violência, sobre as drogas e, principalmente da responsabilidade de cada um de nós na preservação do espaço, no uso dele e na nossa responsabilidade individual com o outro. Para afastar o tráfico é preciso entender que não devemos fomentá-lo no interior da instituição. Para que os alunos cuidem de seus espaços, os professores e servidores precisam também cuidar dos estudantes. O cuidado gera cuidado: cuidado com o que fazemos, com o que dizemos e como nos relacionamos.

Para fomentar esse diálogo o Neped está a disposição para visitar as unidades, órgãos, grupos e centros acadêmicos interessados em realizar momentos de discussão e conversa sobre o assunto. Para isso basta fazer a solicitação no email neped.prpi@ufg.br

Outras ações paralelas à campanha têm sido desenvolvidas na UFG com o objetivo de garantir a segurança. Com base nas orientações previstas no documento que instituiu a Política de Segurança da UFG, a Reitoria priorizou ações como o reforço na vigilância motorizada, com rondas próximas aos pontos de ônibus; instalação de novas câmeras e inauguração das Centrais de Videomonitoramento da Regional Goiânia, Regional Catalão e Regional Jataí;  contato permanente com as instituições de segurança pública para discutir alternativas que contribuam para diminuir os problemas de segurança e a implantação do módulo de "Segurança" no aplicativo Minha UFG, permitindo o registro online de denúncias relacionadas à segurança e solicitação de apoio imediato da ronda motorizada.

Essas são algumas das medidas já tomadas na universidade, mas pensar em outras soluções é de extrema importância já que o problema é complexo e várias frentes precisam ser enfrentadas para que a UFG seja, sim, nossa casa, sem espaço para o crime e o tráfico. Participe!