denu anonimas.jpg

Denúncias Anônimas

Saiba como fazer uma denúncia sem se identificar!

Veja abaixo o passo a passo para fazer uma denúncia anônima:

1) Acessar a Plataforma Fala.BR

Todas as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios devem ser protocolados na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Plataforma Fala.BR (IN n.º 07, de 08 nde maio de 2019). Portanto, o primeiro passo é acessar a Plataforma Fala.BR. Acesse clicando aqui ou na figura abaixo.

PAsso 1

2) Escolher o tipo de manifestação (em geral, denúncia)

Ao entrar no link acima, você encontrará a página da Plataforma conforme a imagem abaixo. Neste caso, como se trata de fazer uma denúncia anônima, você deve clicar em "Denúncia", no quadrado vermelho. Observe, no entanto, se o seu caso não se trata de uma reclamação que você quer fazer de maneira anônima.

Para entender do que se trata cada um dos tipos e a diferença entre eles, basta colocar o cursor do mouse sobre o quadrado, sem clicar, que aparecerá uma explicação.

Selecione, então, denúncia (ou, se for o caso, reclamação).

PAsso 2

3) Após escolher sua manifestação, você deverá escolher a sua identificação.

Para fazer uma denúncia anônima, isto é, sem se identificar, escolha a opção "Não identificado", pressionando no botão "Continuar sem me identificar", conforme figura abaixo.

PAsso 3

Pronto! Agora, selecione UFG - Universidade Federal de Goiás no campo "Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação". Selecione o assunto e preencha o teor. Os demais dados são opcionais. Lembramos, entretanto, que é importante apresentar a maior quantidade possível de detalhes e informações. Anexos também podem ser enviados.

Lembramos a todos que os dados pessoais dos denunciante são protegidos pelas Ouvidorias, nos termos da Lei 13.460/2017. Portanto, caso seja possível, é importante que você faça uma denúncia identificada, para que a Ouvidoria da UFG possa entrar em contato para solicitar mais detalhes sobre a denúncia, pedir autorizações ou dar informações sobre o andamento do caso.

Ressaltamos, por fim, que no caso de denúncias anônimas não é possível acompanhamento. Isto significa que o denunciante não terá um número de protocolo nem uma chave de acesso e, portanto, não poderá acompanhar as providências institucionais que forem tomadas para apuração da denúncia apresentada.

Atualizado em 17 de abril de 2020

Fonte: Ouvidoria da UFG